Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 23/10/2017

Corpo de Santiago Maldonado é identificado na Argentina

O corpo encontrado na última terça-feira (17) no Rio Chubut, Patagônia argentina, foi identificado como de Santiago Maldonado, artesão desaparecido em 1º de agosto após repressão policial a uma manifestação em defesa de terras indígenas mapuches.

Santiago foi reconhecido por sua família na sexta-feira (20), já em Buenos Aires, capital do país. Seus familiares e as organizações de direitos humanos o buscaram por 79 dias na província de Chubut. A família Maldonado levantou suspeitas sobre o aparecimento do corpo de Santiago, tanto pelo fato de o local onde ele foi já haver sido vasculhado semanas antes, como pelo fato de que o corpo do artesão estava contra a corrente do rio.

Sergio Maldonado, irmão de Santiago, divulgou uma carta que escreveu ao artesão quando sua morte foi confirmada. “Sinto muita tristeza, angústia, dor, raiva e orgulho por ser seu irmão. Não tenho palavras, apenas posso te agradecer por eu ter sido um dos muitos que te buscou. Isso deve ser compartilhado com todos os que te ajudaram a te encontrar, e agora ajudarão a descobrir a verdade e que tenhamos justiça. Espero que todos os culpados paguem por isso, e que você possa descansar em paz”, afirmou Sergio.

As organizações de direitos humanos exigem a responsabilização do Estado e do governo argentino pelo assassinato de Santiago Maldonado. Até dias antes de Santiago ser encontrado, o governo negava o desaparecimento do artesão, chegando a afirmar que ele estaria no Chile. Após a confirmação da morte de Santiago, milhares de argentinos saíram às ruas do país, na noite de sexta, para protestar contra o governo e a polícia da Argentina.

Saiba mais

Santiago Maldonado está desaparecido há 78 dias na Argentina 

Com informações de Tiempo Argentino e Agência CTA.


Fonte: ANDES-SN


0
|
0
| Denunciar

0 comentários | 1307 visualizações | 0 avaliações

Comentar esta notícia