Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 16/02/2018

Fórum Nacional em Defesa da Embrapa Pública acontece dia 23 em Campinas (SP)

Evento realizado por trabalhadores da Empresa reúne diversos segmentos da sociedade e inscrições devem ser feitas pela internet

O Fórum Nacional em Defesa da Embrapa pública acontece no próximo dia 23, em Campinas (SP), com o tema “Da Embrapa que temos à Embrapa que queremos”. A iniciativa de realização do evento resulta de uma série de mudanças em andamento na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que impactam diretamente na atividade desenvolvida e, consequentemente, a população que dela se beneficia. Além disso, os constantes cortes no orçamento da empresa colocam em risco sua própria existência pública.

A questão central, que permeia toda a programação do Fórum, está relacionada com o desvio de finalidade da essência do trabalho realizado na Embrapa que, cada vez mais, é direcionado para o atendimento de demandas do setor privado. Com isso, o benefício gerado pela Empresa deixa de ser da sociedade, enquanto maior parte do investimento público na empresa – infraestrutura, recursos financeiros, equipes de profissionais e conhecimento gerado – é voltada a interesses privados.

“Da Embrapa que temos à Embrapa que queremos” começa com um debate que enfoca diretamente essa problemática. Ciência e Tecnologia Pública: para que e para quem? é o assunto da primeira mesa e envolve aspectos como Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, Lei de Inovação e EmbrapaTec. O debate contará com a participação do 3º tesoureiro do ANDES-SN e coordenador do Grupo de Ciência e Tecnologia do Sindicato Nacional, Epitácio Macário.

Na sequência, será realizada a mesa “Embrapa pública: diretrizes e formato jurídico”, que discutirá propostas para uma empresa pública, a qual atenda aos diferentes segmentos da sociedade brasileira, bem como alternativas jurídicas que preservem o seu caráter público, considerando a atual Lei das estatais. O Fórum termina com o debate “O papel dos movimentos sociais e do sindicato na construção da Embrapa pública”.

O evento é uma realização da Seção Sindical Campinas e Jaguariúna (SSCJ) do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (Sinpaf), em parceria com o Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública (MCTP) e Associação de Docentes da Unicamp (ADunicamp – Seção Sindical do ANDES-SN), e conta com o apoio de 22 seções sindicais do Sinpaf.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no formulário disponibilizado no site da SSCJ do Sinpaf – www.sinpafsscj.org.br

Fórum Nacional em Defesa da Embrapa Pública

23 de fevereiro

Auditório da ADunicamp – avenida Érico Veríssimo, 1479 – Unicamp


Fonte: ANDES-SN


0
|
0
| Denunciar

0 comentários | 487 visualizações | 0 avaliações

Comentar esta notícia