Imprimir  Voltar  Home 


  Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN


Data: 10/10/2018

São Luís recebe Encontro da Regional Nordeste I do ANDES-SN

A Regional Nordeste I do ANDES-SN irá realizar seu encontro regional na cidade de São Luís (MA). O encontro ocorrerá na sexta e no sábado, 12 e 13 de outubro, no Flat Number One do bairro Ponta da Areia e terá como tema “As universidades no contexto das contrarreformas brasileiras”.

Na sexta, às 9h, inicia a mesa de abertura, com a presença de Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN, Sirliane Paiva, presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma – Seção Sindical do ANDES-SN) e Osmar Gomes, 1º vice-presidente da Regional Nordeste I do Sindicato Nacional.

Às 10h, terá lugar o painel “As políticas de desmonte da educação pública: financiamento e mercantilização. Os debatedores serão Antonio Gonçalves e Osmar Gomes. Às 14h30 é a vez do painel “As contrarreforma da previdência e da saúde na conjuntura brasileira”. Participarão Maria Inês Souza Bravo, docente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), e Maria de Lourdes Nunes Carvalho, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip).

No sábado, às 8h30, ocorre o painel “Formação política e sindical e organização da categoria docente”. Os expositores serão Célio Coutinho, 2º vice-presidente da Regional Nordeste II, e Josefa Batista Lopes, docente da UFMA. Por fim, ocorrerá o Fórum das Seções Sindicais.

Osmar Gomes, 1º vice-presidente da Regional Nordeste I, ressalta que esse é o primeiro encontro da regional nesta gestão e que os debates devem armar os docentes a enfrentar o cenário político brasileiro. “Nossa conjuntura é difícil. É de avanço do fascismo e ameaça de privatização de tudo. Por isso vamos discutir o desmonte da educação e as contrarreformas, em especial da saúde, da previdência e os cortes nas universidades – e como essas políticas afetam a categoria docente”, conta.


Fonte: ANDES-SN


0
|
0
| Denunciar

0 comentários | 173 visualizações | 0 avaliações

Comentar esta notícia